15 de mai. de 2012

O milagre da semente

               Muitas vezes pensei no que acontece com a semente quando é enterrada no chão. Ao se transformar, revive o milagre da criação. Daquela coisa pequenina, nasce e cresce uma planta, uma árvore que dá flores, fruto e agasalha em seus ramos muitos passarinhos.
Assim aconteceu com a Associação Dom Jorge Marskell, que fundada em 22 de maio de 2001, não parou de dar frutos.

Muitos se perguntam por que a Associação leva esse nome, sendo uma entidade civil.
Nesse seu 11º aniversário, quero trazer à memória a história de sua fundação.
Dom Jorge era uma pessoa que acolhia a todos, mas os excluídos, os pobres, os necessitados de qualquer bem, tinham no seu coração, como no coração de Jesus, um lugar especial.
Com sua morte em dois de julho de 1998, o povo se sentiu órfão. Um grupo de amigos de Dom Jorge resolveu então se unir e continuar a realizar os sonhos de Dom Jorge em favor do povo sofredor: levar esperança e a certeza de que Deus é um Deus de vida e libertação. Para isso foi fundada a Associação Dom Jorge Marskell, entidade sem fins lucrativos, tendo como objetivo principal assistir e promover a população mais excluída da cidade e do campo.
Desde a sua fundação, a Associação realizou e continua a realizar muitas atividades. Antes mesmo de a sede estar pronta, o Dr. Emanuel Altamor e Adilon Pereira, prestavam assistência jurídica a quem não podia pagar advogado. Esse serviço funcionou até 2008, quando os dois passaram a ocupar cargos na Prefeitura de Itacoatiara.
E que dizer das aulas de música que tiveram início no prédio hoje ocupado pela SEDUC? Quantas crianças, jovens e adultos aprenderam flauta doce, violão, teclado? E nosso coral?
É interessante contar, que o professor Ely ainda era estudante de música na UFAM, quando começou a ensinar na Associação. Ele vinha para Itacoatiara na sexta feira à noite e viajava de volta para Manaus, no domingo.
O professor Ely gosta de contar as mudanças de comportamento que pode observar em crianças e adolescentes, graças ao aprendizado da música e o espírito de fraternidade dentro da Associação.
Desde a infância fui apaixonada pela leitura; quando a sede ficou pronta, a coordenação teve como um dos seus primeiros cuidados a instalação de uma boa biblioteca. Além dessa da sede, no Jauary e no bairro Nogueira Júnior existem mais duas pequenas bibliotecas; e para alegria das crianças dos bairros mais distantes, foi organizada a biblioteca itinerante da Alegria, que funciona graças a um grupo de voluntários, jovens e adolescentes.
Outras atividades a Associação promove: a Feira do Livro, a Semana da Cidadania e um Concerto anual com a presença de músicos de Manaus. Preocupados com aqueles e aquelas que estão nos presídios da nossa cidade, um pequeno grupo de pessoas vai semanalmente visitá-los e levar-lhes a Palavra de Deus.
A Associação é mantida graças à colaboração de amigos e sócios de Itacoatiara e de outros lugares do Amazonas e do Brasil.
Se você quiser conhecer mais de perto nosso trabalho, venha visitar essa obra que vai crescendo a cada dia com a ajuda de Deus e de gente que acredita num mundo melhor.

Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com alegria acolhemos com carinho seu comentário, sugestão ou crítica. E, agradecemos sua opnião em nosso blog.